segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Telhados Verdes

           Você sabe o que é um telhado ecológico?

Também conhecido como telhado verde, é uma técnica já muito utilizada na Europa e nos Estados Unidos. Aqui no Brasil, a novidade ainda está em desenvolvimento, porém já há empresas especializadas em fabricação de telhados verdes.
         Trata-se de um jardim suspenso, que pode ser instalado em coberturas de prédios ou sobre telhados comuns, como o de telha de cerâmica, telha francesa, fibrocimento, revestimentos de madeira, entre outros. As plantas utilizadas normalmente são grama, ou qualquer outra espécie que não necessite de muita manutenção, resistentes à chuva e à estiagem.


          Os benefícios são vários, principalmente em centros urbanos, pois diminuem as ilhas de calor - áreas superaquecidas em metrópoles impermeabilizadas pelo asfalto - e contribuem para a purificação do ar, através da fotossíntese realizada pelas plantas, que utilizam o gás carbônico do ambiente e liberam oxigênio.
Além disso, reduzem a área impermeável; contribuem para o aumento da biodiversidade; reduzem a velocidade do escoamento das águas das chuvas; aumentam a retenção dessas águas, gerando uma drenagem urbana; reduzem a poluição; favorecem o isolamento acústico e ainda diminuem os custos com a climatização do ambiente interno, pois contribuem para mantê-los com uma temperatura agradável, tornando-os mais frescos e úmidos.
O valor por metro quadrado de um telhado ecológico varia entre R$100 e R$150, porém os gastos são compensados na economia de equipamentos para climatização de ambiente e de energia elétrica. Para lojas e sedes de empresas, a implementação de telhados ecológicos ainda causa boa impressão na sociedade, que enxerga com bons olhos a sustentabilidade por trás dessa atitude.
Vale lembrar que é necessária supervisão profissional para a construção desse tipo de cobertura, para evitar acidentes. Portanto, caso você queira construir um telhado verde no seu imóvel, procure uma empresa especializada no assunto!
Para mais informações, sugerimos alguns sites, que contêm vídeos explicativos, exemplos de utilização e algumas das técnicas já utilizadas Brasil afora.

Empresa Ecotelhado:

Blog Planeta Sustentável:

Blog Arquitetura Conceitual:

Nenhum comentário:

Postar um comentário